Odontologia e Drogas Ilícitas: um desafio
1ª Edição
24 de outubro de 2025
Teórico
Presencial
8 horas aula
Conteúdo Programático
Qual é o dano que as principais drogas ilícitas provocam no sistema estomatognático?
Como estabelecer o diagnóstico diferencial de lesões induzidas por adicção às drogas na estrutura dentária?
Como estabelecer o diagnóstico diferencial de lesões gengivoperiodontais induzidas por drogas ilícitas?
Quais são as principais lesões que as drogas ilícitas provocam na mucosa jugal, assoalho bucal, palato e lábios?
Qual é o papel da Odontologia no processo de reabilitação das drogas e na recuperação da qualidade de vida e autoestima de dependentes químicos?
Dr. Pedro Antonio Gonzalez Hernandez
Pedro Antonio Gonzalez Hernandez possui graduação em Estomatologia pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de La Habana (1990), Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004).
Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Dentística Restauradora. Suas principais expertises acadêmicas são: técnicas cirúrgicas bucais, farmacoterapia aplicada à Odontologia e atendimento a pacientes com transtornos mentais e de adicções no âmbito hospitalar. No período de 1999 a 2024 foi professor do Curso de Graduação em Odontologia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil [ULBRA] Canoas, RS.
Durante esse período exerceu, também, as funções de Coordenador de Curso de 2005-2009, de Pró-Reitor Adjunto de Ensino Presencial (2009-2014) e de Pró-Reitor Acadêmico (2014 - 2019), assim como Diretor Executivo e Superintendente de Desenvolvimento Educacional da AELBRA (2016-2021). Desde 2017 é Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Odontologia. No contexto de produção científica, o Prof. Hernandez é autor de 5 livros, 37 capítulos de livros e 70 artigos publicados em revistas científicas internacionais e nacionais.